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30 Apr, 2017

O ACT disponibiliza para os seus alunos e sócios planadores bi-places para voos de instrução e readaptação , e também planadores mono-place para voos solo, navegação e treinamento para competição. Cada planador tem a sua característica particular, clique no menu ao lado para saber mais e ter acesso aos manuais de cada planador. Além de conhecer as nossas aeronaves, navegue pelo nosso site e visite a página de "Operações", lá você vai encontrar relatos de alunos, instrutores e pilotos de como foram os voos em Tatuí.

Categoria: Aeronaves
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Dia 02/06/2012 - Liberação Solo Puchacz

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Nhapecan I

O  planador IPE 02 teve seu primeiro protótipo, o Nhapecan I de matrículas PP ZQL, voado em 28.05.79, com características muito próximas as do Quero Quero. Foi apresentado neste mesmo ano na abertura do Campeonato Brasileiro de Vôo a Vela em Bauru SP e na FENAERO do CTA em S.J. dos Campos, quando recebeu uma proposta para venda de 100 exemplares para a lndia. Após a exposição participou da competição denominada Professor Vandaelle (recém falecido) aonde venceu a primeira prova. A seguir permaneceu por um ano em avaliação na Academia da Força Aérea Brasileira em Pirassununga SP. Daí seguiu para Blumenau SC e atualmente encontra-se em condições de vôo em Tatui-SP.

Nhapecan II

O  Nhapecan II, modelo que teve 79 exemplares produzidos e foi finalmente homologado, fez seu primeiro vôo em Fazenda Thalia no dia 16.08.83.  Diferiu do modelo I por possuir perfil de asa mais eficiente (perfil Galvão) e menor envergadura. Com características mais próximas dos planadores biplaces de alta performance importados com custo e qualidade que lhe permitem competir com vantagem na comparação. Atualmente com 70 exemplares nos clubes e escolas, suas mais de 100.000 horas voadas em até 20 anos de operação, são a melhor confirmação de qualidade.


O Nhapecan demonstrou qualidades de vôo e eficiências aerodinâmicas que o colocam lado a lado com o que de melhor existe hoje em dia na Europa. Seguro, fácil de voar, extremamente tolerante e de ótima estabilidade. Comandos eficientes e precisos, cabine com excelente conforto e muito boa visibilidade para o instrutor. Com grande tolerância a manobras intencionalmente descoordenadas a baixa velocidade o que vem a ser excelente atributo a um planador de instrução, função a que o Nhapecan se destina.
Comentário do Engenheiro Aeronáutico:
Fernando de Almeida (in memorian)
Revista Flap 11/88

 

Dados Técnicos

Bi-place
Asas bipartidas
Estrutura tubular em aço SAE 4130
Revestimento em material composto
Asa alta - Cantilever

 
Envergadura 17,2m
Comprimento 8,4m
Perfil Scheide Spaatz Mod.
QueroQuero
Alongamento 15,36
Superfície / Port. 19,26m2
Peso Vazio 370Kg
Peso Máximo 570kg
Carga Alar Máxima 29,6kg/m2
Categoria Normal
 
 
Performance
 
 
Máximo L/D 28,5 à 70km/h
Mínimo Afundamento 0,65 m/s à 65km/h
Velocidade Mínima 55 km/h
Velocidade Máxima 200 km/h
 

 

Fonte: http://www.ipeaeronaves.com.br/net_nhapecan/plan_nhapecan_tecnicos.htm

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