• cursodeplanadores
  • puchacz1
  • puchacz2
  • puchacz3
  • puchacz4
25 Jun, 2017

O PZL Bielsko SZD-50 Puchacz (polonês: Coruja) é um planador biposto acrobático, de origem polonesa.

Desenvolvimento

O Puchacz foi desenvolvido por Dipl-Ing Adam Meus, baseado no protótipo SZD-50-1 Dromader. Ele foi criado como sucessor do popular planador de treinamento Bocian. Seu primeiro vôo foi em 13 de Abril de 1979. Sendo um planador de preço moderado, versátil, moderno biposto de treinamento com boa manobrabilidade tanto no solo como no ar, o Puchacz tornou-se um planador muito popular, tanto para instrução como para iniciação acrobática. No início de sua carreira, contudo, sua reputação não foi boa. Um pequeno número de acidentes fatais ocorreram com alguns dos primeiros modelos, tendo como causa a falha parcial do leme e superfícies de comando. O resultado das investigações impuseram diretivas de modificação das superfícies de comando e os acidentes desse tipo nunca mais ocorreram.

Descrição

O Puchacz é um planador biposto de treinamento, asa média cantilever com empenagem traseira em média altura. Ele possui trem de pouso fixo, com bequilha no nariz e outra bequilha adicional na cauda (os modelos iniciais possuiam ski). A asa possui geometria levemente invertida e freios aerodinâmicos que sobressaem nas superficies do intra e extradorso da asa.

O Puchacz é construído de fibra de vidro epoxi, protegido por uma camada de polyurethano com acabamento de gelcoat. Embora seja basicamente de fibra de vidro, tem reforço com estrutura de madeira na junção das asas e trem de pouso.

Especificações (SZD-50-3)

  • Tripulação: Dois
  • Comprimento: 8.38 m (27 ft 6 in)
  • Envergadura: 16.67 m (57 ft 8 in)
  • Altura: 2.48 m (8 ft 2 in)
  • Area da asa: 18.16 m² (195 ft²)
  • Aspect ratio: 15.3
  • Peso vazio: 368 kg (811 lb)
  • Peso máximo: 570 kg (1,256 lb)

 

Fonte: Wikipedia

Categoria: ACT - Aeroclube de Tatui
Escrever um comentário (4 Comentários)

O L-13 Blaník é um planador de instrução de  dois lugares produzido por Vamos Kunovice em 1956. É o planador mais produzido e utilizado no mundo.

Desenvolvimento

O L13 Blanik foi o primeiro planador Checo a empregar perfis laminares
de fluxo nas asas. O L-13 foi desenvolvido como um planador prático adequado para instrução de voo básico, instrução de acrobacia e de cross-country para treinamento. Este conceito de design foi combinado com a tecnologia verdadeira e testada: construção metálica, perfis laminares NACA e muitos padrão de emissão de componentes da indústria aeroespacial soviético.

O Blaník entrou em produção em 1958 e rapidamente ganhou popularidade como um tipo de planador barato, resistente e durável, o que era fácil de voar e operar. Ele foi amplamente adotado no bloco soviético e foi exportado em grandes números para a Europa Ocidental e América do Norte. A produção total foi de mais de 2650 unidade. Mais de meio século depois de seu primeiro vôo, ainda é o planador mais comum no mundo.


Características

A eficácia do Blaník como formador principal de pilotos de planador é devido a uma combinação de características que facilitam o progresso dos pilotos-alunos para voo solo, devido as qualidades: a velocidade de aterragem baixa, as deflexões de controle e um leme amplamente eficaz.


O Blaník se destacou
originalmente para o treinamento de acrobacias simples, incluindo vôo invertido onde a aeronave tem um único ocupante.


Especificações

Características gerais

    
Tripulação: Dois
    
Comprimento: 8,40 m (27 pés 7)
    
Wingspan: 16.20 m (53 pés 2)
    
Altura: 2,08 m (6 pés 10)
    
Área da asa: 19,2 m2 (207 ft2)
    
Peso vazio: ca. 292 kg (645 lb)
    
Peso bruto: 500 kg (1.100 lb)

Atuação

    
Velocidade máxima: 253 km / h (158 mph)
    
Máxima razão de planeio: 28:1
    
Afundamento mínimo: 0,82 m / s (161 ft / min)

Categoria: ACT - Aeroclube de Tatui
Escrever um comentário (2 Comentários)

O Aeroclube de Tatuí é uma Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos, declarada Entidade de Utilidade Pública Federal pela Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 - Código Brasileiro de Aeronáutica.

Destina-se à prática e ao ensino das atividades ligadas ao voo, em especial o Voo em Planadores e é um dos maiores aeroclubes de voo a vela do país em número de aeronaves, bem como em número de pilotos formados ao longo de mais de três décadas de atividade ininterrupta.

Instalado em sua sede própria situada no Aeródromo de Tatuí, possui na sua estrutura física um conjunto de cinco hangares, posto de abastecimento de AvGás, centro de tecnologia, casa de guarda-campo, alojamento coletivo, restaurante e uma sede social dotada de muito conforto para uso dos pilotos e dos seus familiares.

O Aeroclube de Tatuí também se orgulha de possuir em seu parque de aeronaves alguns modelos de planadores que são considerados clássicos ou históricos, como o Neiva Monitor, o Specht, o Grunau Baby e o Olympia. É assim reconhecido pela sua tradição na preservação da memória aeronáutica.

O parque de aeronaves do Aeroclube totaliza treze planadores, sendo seis biplaces e sete monoplaces, mais três aviões rebocadores e dois motoplanadores. Ao todo são dezoito aeronaves que permitem aos alunos e pilotos uma ótima diversidade de treinamentos em vários equipamentos

 

Clique sobre a imagem para ampliar em uma nova janela.

 

DIRETORIA DO AEROCLUBE

2013/2014

Presidente: Cesar Augustus Mazzoni

Vice-Presidente: Armando Pettinelli Junior

Tesoureiro: Gilberto José da Silva

Vice-Tesoureiro: Elias da Silva Neves

Diretor Secretário: Rodrigo Guina Lenz Cesar

Diretor de Instrução: Antônio Tadeu Passarelli

Diretor Técnico: Carlos Werner Dierkes

Diretor de Segurança de Voo: Alexandre Simões de Almeida

Diretor de Material: Gilberto Tadeu Vasconcellos 

Diretor Social: Luis Roberto Rodrigues de Moraes "Formiga"

Diretor de Voo a Vela: Marcus Paulo Vigliassi

Diretor de Voo a Motor: Cesar de Campos Parente

 

Conselho Fiscal:

Antal Almasy

Acassil José de Oliveira Camargo

Sérgio Dazzi

 

Conselho Desportivo:

Antônio Milan

Leandro Bergamo

Francisco Carlos Figueira

Categoria: ACT - Aeroclube de Tatui
Escrever um comentário (11 Comentários)

 

TATUÍ / Tatuí, SP SDTF 23 19 55S/047 52 48W

 

PUB 4NW UTC-3 635 (2083)

14 – (1100 x 30 ASPH 28/F/B/X/T) – 32

COM – FCA 135.625

RMK – (*) a. OBS ACFT e planadores em vôo de instrução próximo ao AD.

b. Observar tráfego de ultraleves próximo ao AD.

 

AEROCLUBE DE TATUÍ

Estrada Municipal - Av. dos Aeronautas s/n, Tatuí,

18280-452, Brazil

+55 15 3251-4368
 
Categoria: ACT - Aeroclube de Tatui
Escrever um comentário (3 Comentários)

Mais Artigos...

  1. KW1 - Quero Quero

Subcategorias

Operações

Nesta área do Site do ACT você pode conferir os relatos, fotos e vídeos dos nossos sócios e alunos sobre as operações de voo, se cadastre, e realize o seu post!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer sit amet pulvinar neque. Aenean ac leo tellus. Sed ultricies porta urna quis vehicula. Proin eget pulvinar arcu. Nunc ultricies lorem vitae lectus pellentesque luctus. Maecenas sit amet hendrerit magna. Phasellus at urna quam. Donec lectus nisl, viverra sit amet mattis ac, auctor a nulla. Aliquam erat volutpat. Mauris vitae odio et purus adipiscing laoreet ut sit amet dolor. Etiam ipsum lectus, consequat quis commodo eget, aliquam eu magna. Sed mattis molestie augue, eget viverra mi scelerisque eget. Nulla facilisi.

Facebook do ACT!


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/aeroclub/public_html/modules/mod_bizkniz_facebook_feed_display/tmpl/default.php on line 8