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25 Jul, 2017

por Rafael Potenza


Ok, quero me tornar piloto de planador. Já fiz o exame médico e fui aprovado (CMA será o próximo assunto do “Saindo do Hangar”), já estou fazendo os voos (lembrando que é possível iniciar os voos sem ter sido aprovado na prova da ANAC, porém não é permitida a realização do voo solo), agora preciso estudar e agendar a prova.
Vamos começar pela parte do estudo.

Lembrete: Conforme citado em nosso primeiro post, a partir de 22/6/14 é obrigatório que, antes da inscrição para a prova, tenha sido realizado o curso preparatório em uma escola homologada.

Até o dia 22/6/14, é possível estudar “por conta” e realizar a prova, para isso recomendo adquirir um material completo com todas matérias de PP (piloto privado), afinal não existe material específico para a prova de PPL (Piloto de planador).
Desse material será necessário ignorar a parte específica para aeronaves com motor, do restante acredito que não existam grandes diferenças.



*Existem planadores com duas rodas no trem principal (Ex: Caproni e S10), porém para a ANAC a resposta correta é apenas uma roda, que é o usual.

Enfim, é preciso entender a parte de PP e também as especificidades do planador, este conhecimento pode ser obtido através dos livros específicos de planador (porém não focados na prova da ANAC):
“O voo a vela" de João Alexandre Widmer e/ou “Manual do voo a vela" de Jorge Rugard Neumann.
Outra forma de se familiarizar com esses temas é iniciando o curso prático, e realizar a prova posteriormente.

 

É possível agendar a prova via e-mail, através de procuração ou pessoalmente em um dos escritórios da ANAC. (Sugiro realizar pessoalmente devido a demora em obter resposta via e-mail).

Todas informações estão nesse compêndio:
http://www2.anac.gov.br/compendio/CompendioPiloto.pdf

No momento da inscrição será informada a próxima data disponível para a realização do exame, e você poderá escolher a melhor data. (uma média de 2 a 4 meses da inscrição até a primeira data disponível).

A prova é realizada em uma sala do escritório da ANAC em diversas regiões do país, todos os locais estão no compendio informado acima.
É disponibilizado um computador por pessoa.

Você terá 03h para concluir a prova, sendo 01h para Navegação Aérea e 30 minutos para as outras 4 matérias, porém este tempo é compartilhado, sendo possível utilizar 2h30 em uma matéria e 30 min nas outras, você pode gerenciar como desejar.
O tempo, o número de questões respondidas e faltantes, e todas matérias serão exibidas a todo momento na tela do computador, sendo possível navegar entre as matérias e alternar conforme desejar.
Antes de confirmar é exibida uma tela com todas matérias e o número de questões respondidas, para ter certeza que não deixou de responder nenhuma.

O resultado é exibido assim que concluir o exame, sendo:  Aprovado, Segunda Época ou Reprovado.

É preciso obter 70% de aproveitamento em cada matéria, sendo possível ficar em segunda época em duas.
Ou seja, se for reprovado em até duas matérias, desde que tenha obtido aproveitamento mínimo de 30% em cada uma delas, poderá realizar apenas estas novamente, do contrário, será obrigado a realizar outra prova com as cinco matérias.

 Bons estudos e boa prova!
Links interessantes:

http://forum.contatoradar.com.br
http://www.canalpiloto.com.br
http://paraserpiloto.com
http://exame.abril.com.br/topicos/aviacao
http://www.aviacaobrasil.com.br
http://www.aereo.jor.br
http://senhorespassageiros.blogfolha.uol.com.br
http://www.aviacaobrasil.com.br

Fonte: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/exames.asp
   

                                                                                                                  

Esta é uma iniciativa do Aeroclube de Tatuí, e todos os aeroclubes são bem vindos para incluir informações úteis à quem está buscando o conhecimento no voo planado.

Categoria: Curso de Planador
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Muitas dúvidas surgem quando decidimos nos tornar pilotos, quando falamos em piloto de planador, aí sim as dúvidas são maiores. Por esse motivo estamos fazendo esse post, para sanar as dúvidas de quem deseja conhecer o voo a vela e se tornar piloto de planador - por esporte, lazer ou aperfeiçoamento, o caminho para obter a licença de PPL (Piloto de Planador) é o mesmo para todos.

Premissas:
Para entender as regras por trás da formação de piloto, uma leitura do
 RBAC 61 (Regulamento Brasileiro da Aviação Civil número 61) é essencial, mas para facilitar, vamos elencar os principais itens abaixo.

Segue link: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC61EMD02.pdf

Se você preencher estes requisitos será denominado “aluno piloto”. Todos seus voos serão considerados como instrução e entrarão para o cumprimento do número de voos e horas voadas para obter a licença de PPL.
Dentre algumas limitações do “aluno piloto” está o fato principal de não poder realizar o transporte de passageiros, ou seja, voa solo ou com um instrutor de voo.

Até o dia 22/06/2014 é possível estudar sem estar associado a um curso/escola, após esta data será obrigatório procurar uma instituição, no caso de planadores como não existem cursos específicos até a data deste post, será necessário realizar o curso de Piloto Privado.

Voo solo:

Não há um número específico para a realização do primeiro voo solo, depende do aproveitamento do aluno.
Existem alunos que o fazem com 30 voos, e outros apenas com 70.
Existem diversos fatores que podem influenciar nesta decisão, que é tomada pelo pessoal do aeroclube responsável pela instrução.

Após concluir estes requisitos, então é solicitado um checador credenciado da ANAC, e o “voo de cheque” é realizado.
Este voo é onde o checador irá verificar todas as habilidades absorvidas ao longo do curso, não somente prático, mas teórico também.

Se após este voo o parecer do checador for positivo, então é concedida a licença de PPL.


Este é um resumo, ainda falaremos sobre a prova da ANAC (a BANCA), o exame médico (CMA), como funciona um dia de operação, as exceções para obter a licença (diminuição de horas para quem possuir outras licenças) e alguns parceiros.
Fique à vontade para questionar sobre o assunto. Caso exista algum aluno piloto ou piloto que deseje contribuir com este post, por gentileza entre em contato, será muito bem-vindo.

 


 
Seu 1º voo:

Procure o aeroclube para seu primeiro voo, ligue: 15 3251 4368
Voos aos finais de semana, surpreenda-se!


Esta é uma iniciativa do Aeroclube de Tatuí, e todos os aeroclubes são bem vindos para incluir informações úteis à quem está buscando o conhecimento no voo planado.

Categoria: Curso de Planador
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O Curso de Planador do Aeroclube de Tatuí é ministrado conforme as exigências da Anac. Os principais ítens em resumo estão destacados abaixo conforme RBAC 61, a sua consulta completa pode ser feito no site da ANAC.

 

SUBPARTE H - LICENÇA DE PILOTO DE PLANADOR
61.153 Requisitos gerais para a concessão da licença de piloto de planador
(a) O candidato a uma licença de piloto de planador deve:
(1) ter completado 18 (dezoito) anos; e
(2) ter concluído o ensino médio.

61.155 Requisitos aptidão psicofísica para a concessão da licença de piloto de planador
(a) O candidato a uma licença de piloto de planador deve ser titular de CMA de 4ª classe válido.

61.157 Requisitos de conhecimentos teóricos para a concessão da licença de piloto de planador
(a) O candidato a uma licença de piloto de planador deve:
(1) ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto de planador, aprovado pela ANAC que compreenda, pelo menos, os seguintes aspectos:
(i) regulamentação aeronáutica: normas e regulamentos pertinentes ao titular de uma licença de piloto de planador; CBA; RBAC, instruções, normas, métodos e procedimentos relativos aos serviços de controle de tráfego aéreo;
(ii) conhecimentos técnicos sobre planadores:
(A) princípios relativos à operação dos planadores, seus sistemas e instrumentos; e
(B) limitações operacionais relativas aos planadores; informações operacionais pertinentes do manual de voo ou outro documento apropriado;
(iii) desempenho e planejamento de voo:
(A) efeitos da carga e da distribuição de peso nas características de voo, cálculo de peso e balanceamento;
(B) uso e aplicação prática dos dados de lançamento/aterrissagem e outras operações; e
(C) planejamento para a partida e para voo de navegação em condições visuais de voo; preparação e apresentação dos planos de voo aos órgãos de controle de tráfego aéreo; procedimentos apropriados dos serviços de controle de tráfego aéreo; procedimentos de notificação de posição; procedimentos de ajuste de altímetro; operações em zonas de grande densidade de tráfego aéreo;
(iv) desempenho e limitações humanas: desempenho e limitações humanas pertinentes ao
piloto de planador e princípios de gerenciamento de ameaças e erros;(v) meteorologia: aplicação da meteorologia aeronáutica elementar; procedimentos para obter informação meteorológica e sua utilização; e altimetria;
(vi) navegação aérea: aspectos práticos da navegação aérea e técnicas de navegação
estimada; e utilização de cartas aeronáuticas;
(vii) procedimentos operacionais:
(A) aplicação de princípios de gestão de ameaças e erros no desempenho operacional;
(B) utilização de documentos aeronáuticos, como AIP e NOTAM; códigos e abreviaturas aeronáuticas;
(C) procedimentos para ajuste de altímetro;
(D) os diversos métodos de lançamento e os procedimentos correspondentes; e
(E) procedimentos de precaução e emergência apropriados, incluindo as medidas que devem ser adotadas para evitar zonas de condições meteorológicas perigosas ou de esteira de turbulência; e
(viii) aerodinâmica básica e princípios de voo relativos a planadores; e
(2) ter sido aprovado em exame teórico da ANAC para a licença de piloto de planador.
(b) O requisito estabelecido no parágrafo (a)(1) desta seção não se aplica aos candidatos que forem aprovados no exame teórico para piloto de planador da ANAC até 1 (um) ano após a data de publicação deste Regulamento.


61.161 Requisitos de experiência para a concessão da licença de piloto de planador
(a) O candidato a uma licença de piloto de planador deve:
(1) ter realizado, pelo menos, 15 (quinze) horas de voo em planador ou 60 (sessenta) lançamentos e aterrissagens como aluno piloto de planador; e
(2) ter realizado, pelo menos, 2 (duas) horas de voo solo em planador.
(b) O candidato a uma licença de piloto de planador pode ter reduzido o requisito de experiência se for titular de uma licença de piloto de avião ou de CPL, podendo o total de horas ser reduzido para 10 (dez) horas de voo ou 40 (quarenta) lançamentos e aterrissagens, permanecendo a necessidade de realização de, pelo menos, 2 (duas) horas de voo solo em planador.

 

Categoria: Curso de Planador
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