• cursodeplanadores
25 Jun, 2017

Saindo do Hangar - Primeiro Post



Muitas dúvidas surgem quando decidimos nos tornar pilotos, quando falamos em piloto de planador, aí sim as dúvidas são maiores. Por esse motivo estamos fazendo esse post, para sanar as dúvidas de quem deseja conhecer o voo a vela e se tornar piloto de planador - por esporte, lazer ou aperfeiçoamento, o caminho para obter a licença de PPL (Piloto de Planador) é o mesmo para todos.

Premissas:
Para entender as regras por trás da formação de piloto, uma leitura do
 RBAC 61 (Regulamento Brasileiro da Aviação Civil número 61) é essencial, mas para facilitar, vamos elencar os principais itens abaixo.

Segue link: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC61EMD02.pdf

Se você preencher estes requisitos será denominado “aluno piloto”. Todos seus voos serão considerados como instrução e entrarão para o cumprimento do número de voos e horas voadas para obter a licença de PPL.
Dentre algumas limitações do “aluno piloto” está o fato principal de não poder realizar o transporte de passageiros, ou seja, voa solo ou com um instrutor de voo.

Até o dia 22/06/2014 é possível estudar sem estar associado a um curso/escola, após esta data será obrigatório procurar uma instituição, no caso de planadores como não existem cursos específicos até a data deste post, será necessário realizar o curso de Piloto Privado.

Voo solo:

Não há um número específico para a realização do primeiro voo solo, depende do aproveitamento do aluno.
Existem alunos que o fazem com 30 voos, e outros apenas com 70.
Existem diversos fatores que podem influenciar nesta decisão, que é tomada pelo pessoal do aeroclube responsável pela instrução.

Após concluir estes requisitos, então é solicitado um checador credenciado da ANAC, e o “voo de cheque” é realizado.
Este voo é onde o checador irá verificar todas as habilidades absorvidas ao longo do curso, não somente prático, mas teórico também.

Se após este voo o parecer do checador for positivo, então é concedida a licença de PPL.


Este é um resumo, ainda falaremos sobre a prova da ANAC (a BANCA), o exame médico (CMA), como funciona um dia de operação, as exceções para obter a licença (diminuição de horas para quem possuir outras licenças) e alguns parceiros.
Fique à vontade para questionar sobre o assunto. Caso exista algum aluno piloto ou piloto que deseje contribuir com este post, por gentileza entre em contato, será muito bem-vindo.

 


 
Seu 1º voo:

Procure o aeroclube para seu primeiro voo, ligue: 15 3251 4368
Voos aos finais de semana, surpreenda-se!


Esta é uma iniciativa do Aeroclube de Tatuí, e todos os aeroclubes são bem vindos para incluir informações úteis à quem está buscando o conhecimento no voo planado.

Categoria: Curso de Planador

Facebook do ACT!


Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/aeroclub/public_html/modules/mod_bizkniz_facebook_feed_display/tmpl/default.php on line 8